Blog

Fique por dentro das últimas notícias

PLANOS DE SAÚDE E COVID-19: UM PANORAMA DA CRISE DE SAÚDE EM 2020

A pandemia ameaçou as operadoras de planos de saúde? Quem tem um plano de saúde tem mais chances em caso de infecção por COVID-19? Esse é um bom momento para contratar planos de saúde ou eles estão mais caros do que nunca?

Vamos falar sobre isso? Nos acompanhe neste post sobre planos de saúde e COVID-19.

PLANOS DE SAÚDE E COVID-19: O PRIMEIRO EMBATE

Você provavelmente se lembra que no início de 2020, quando os primeiros casos de COVID-19 foram confirmados no Brasil, os hospitais mais atingidos foram justamente aqueles voltados para o atendimento a planos de assistência privada à saúde. Entender este fenômeno que vinculava os planos de saúde e a COVID-19 é simples: o vírus chegou ao país pelos aeroportos, através de visitantes estrangeiros e de certa elite econômica local que, na ocasião, visitava países da América do Norte, Europa e Ásia e, lá, teve contato com o vírus.

Por isso, a pandemia ameaçou primeiro a rede privada. Atingiu uma classe mais privilegiada da população que, à época, fez uso de seus planos de saúde para receber atendimento médico nos melhores hospitais do país e lidar com os sintomas da doença.

Você também deve recordar que os noticiários reportaram, em meados de março de 2020, uma crise específica que se instalou num hospital da rede Sancta Maggiore, em São Paulo, que atende preferencialmente um público de maior idade, beneficiários dos planos de saúde da Prevent Sênior. Então, a operadora viu seu nome vinculado negativamente à pior notícia do ano, sendo apontada como o epicentro da pandemia de COVID-19 na maior cidade do país.

Os temores gerados pela necessidade de isolamento social logo também abalaram a economia de maneira abrangente e, nos primeiros meses do ano, os planos de saúde perderam grande número de beneficiários.

Naquele momento, o avanço rápido da pandemia parecia ser uma séria ameaça à saúde suplementar, às operadoras de planos de saúde que teriam que lidar com uma crise talvez nunca vista. Claro que já se previa que esta mesma crise logo atingiria o sistema público de saúde de maneira implacável, mas o que estamos tentando extrair de sua memória é o modo como o primeiro embate entre os planos de saúde e COVID-19 se deu.

PLANOS DE SAÚDE SUPERANDO A COVID-19

Como era de se esperar, a expansão da pandemia se instalou nas periferias e atingiu o sistema público de saúde que, por motivos óbvios, era mais frágil. Ao cabo, a rede privada conseguiu superar as dificuldades iniciais mais rapidamente e seguiu contribuindo com o controle da COVID-19 através das apólices de planos de saúde.

Em parte, a superação daquele momento crítico e o papel importante que as operadoras desempenharam foi consequência da atuação da ANS que trabalhou regulando as ações das operadoras e o funcionamento dos planos de saúde durante a pandemia de COVID-19.

Evidentemente, a ANS tomou medidas para beneficiar a população, tornando a presença dos planos de saúde mais efetiva no combate à COVID-19. Por exemplo, a ANS orientou as operadoras de planos de saúde a criarem medidas específicas, orientando os beneficiários, criando meios eletrônicos de atendimento e avaliação, obrigando-as a arcar com os testes sorológicos e congelando os reajustes durante o período em que todos mais sofriam com as consequências financeiras dessa ampla crise.

Enfim, a somatória dos fatores impulsionou a recuperação dos planos de saúde ainda durante a pandemia de COVID-19. O acesso aos testes, aos leitos hospitalares, o controle dos preços e até mesmo o medo crescente dos efeitos dessa enorme crise de saúde pública ajudaram os planos de saúde a crescer novamente.

A ANS divulgou números do setor em setembro, dizendo que: “foi confirmada a tendência de crescimento que vinha sendo verificada nos meses anteriores: na segmentação de assistência médica, o setor registrou um aumento de 0,37% no comparativo com agosto e de 0,27% em relação a setembro de 2019”.

É notável, quanto a essa recuperação rápida do setor, o fato de que até mesmo a Prevent Sênior, cujo hospital foi citado anteriormente como o epicentro da pandemia de COVID-19 no início do ano, virou o jogo e, sendo procurada especialmente pelo público que mais precisa de cuidados médicos em caso de infecção, demonstrou crescimento acima da média.

É HORA DE PROCURAR UM PLANO DE SAÚDE?

Diante de tudo o que foi exposto e considerando o fato de que agora, em meados de novembro de 2020, o mundo todo registra um aumento expressivo dos casos de COVID-19 e se fala cada vez mais de “segunda onda”, cabe a pergunta: É hora de procurar um plano de saúde?

A resposta é simples: se você ainda não tem um plano de saúde e já vinha pensando nisso, este é, sim, um bom momento para isso.

Trabalhando com planos de saúde durante todo o período de COVID-19 nós, da Epicur Seguros, não notamos qualquer aumento significativo nos custos desse serviço. Não há também, como já observamos, sinais de que as operadoras de planos de saúde estejam ameaçadas ou precarizando os serviços que já prestavam. Isso significa que, apesar de todas as adversidades enfrentadas pelo setor em 2020, nossos planos de saúde seguem operando normalmente e as operadoras estão em crescimento, provavelmente porque a oferta limitada de leitos hospitalares na rede pública torna mais urgente a procura por um plano de saúde privado.

Diante do novo avanço da pandemia (apensar da conhecida subnotificação) a saúde pública já dá sinais de alerta. Os hospitais de campanha foram desativados, os leitos começam a escassear e os riscos à saúde para quem precisa contar com SUS aumentam exponencialmente. Novamente (e infelizmente), as chances de quem pode contar com uma boa rede privada de atendimento à saúde se mostram maiores.

Desse modo, seguimos afirmando a importância de se considerar, conjuntamente, os temas “planos de saúde e COVID-19” nesse momento histórico tão singular.

PLANOS DE SAÚDE COM A EPICUR SEGUROS

Prestanto atençãos a esses movimentos, a Epicur Seguros segue expandindo suas operações, sua capacidade de negociar planos de saúde de diferentes operadoras. Nosso objetivo é disponibilizar planos de saúde diferentes, produtos de vários preços e com variadas abrangências para atender todos os públicos, especialmente neste momento delicado em que todos estamos lidando com os riscos da COVID-19.

Temos atuado (em parceria com operadoras como Amil, Porto Seguro, Bradesco Seguros, Unimed, GNDI, SulAmérica, Prevent Sênior, Interclínicas…) para oferecer planos individuais, familiares e empresariais para pessoas de todas as idades.

Se você quer saber quais os planos de saúde mais adequados para você, se deseja receber um orçamento para comparar valores e redes credenciadas de várias dessas operadoras, entre em contato com a Epicur Seguros e nós ficaremos felizes em te atender e pesquisar as melhores ofertas.

Tags :

Compartilhe :