FAQ

Dúvidas frequentes

Estas são as principais dúvidas relacionadas a seguros em geral


A corretora é uma mediadora entre você e a seguradora e deve trabalhar permanentemente como sua consultora nesta área. Caso ela não preste um bom serviço, pode ser substituída. Isso geralmente ocorre quando o segurado percebe que aquele corretor com quem fechou um seguro não o procura há muito tempo e já não oferece qualquer assistência. Neste caso, não temos um corretor, mas um simples "vendedor de apólices". Se você quer mudar de corretora durante o período de vigência de sua apólice é preciso que você e as corretoras envolvidas (a atual e a nova) assinem um documento pedindo/informando à seguradora a transferência de corretagem. A transferência é mais simples se for solicitada antes de uma renovação, para uma nova vigência, pois não exige a anuência da corretora que está sendo destituída. Se você quiser contar com a presença da Epicur Seguros, entre em contato para que avaliemos como essa transferência deve ser feita.

Embora esse tipo de contratação seja comum, especialmente em decorrência de vendas casadas em contratos feitos com grandes instituições, é evidente que não é o cenário ideal. Contratos de seguros firmados sem a participação ativa de um corretor seguem padrões que dificilmente se adequam às suas necessidades. Nestes casos o segurado pode não saber sequer quem procurar quando precisa, pode nem se lembrar que tem uma apólice vigente e não é incomum que deixe de solicitar as indenizações a que teria direito por simples ignorância. O que se espera é que todo contrato de seguro seja feito com a participação ativa de um corretor, o qual deve estar presente e disponível não só nos momentos de contratação e renovação (que exigem um atendimento personalizado), mas também durante a vigência das apólices para cuidar de todas as atualizações que são necessárias para mantê-lo coberto.

Algumas seguradoras oferecem seguros que você contrata por aplicativos e sem o auxílio de um corretor. De um modo geral os preços são mais baixos, mas é preciso ter muito cuidado com os contratos e com o preenchimento dos seus dados, pois qualquer irregularidade pode fazer com que você não seja indenizado quando precisar. Além disso, esses produtos só compensam para pessoas que rodam poucos quilômetros por semana, pois cobram por quilômetros rodados. Enfim, é comum que o valor da franquia seja bem alto nesses produtos, fazendo com que o seguro só possa ser usado em casos de prejuízos muito grandes. Fique atento ou, melhor ainda, faça seu seguro com um corretor.

As apólices de seguro são, muitas vezes, contratos firmados à distância. É o próprio segurado quem declara os bens que quer proteger e fornece os dados pelos quais os riscos (e os preços do seguro) são calculados pela seguradora. Por exemplo, num seguro de automóvel o segurado diz quem conduz seu veículo, quanto o utiliza, em que endereço o veículo é guardado e em que condições de segurança. Em caso de furto, o segurado pedirá sua indenização, mas a seguradora pode querer averiguar se as informações contidas no contrato eram verdadeiras. Se for contatada alguma irregularidade (tipo: o carro não ficava guardado no endereço indicado) a indenização pode ser negada. Portanto, as seguradoras negarão indenizações àqueles que, na contratação, não forneceram informações verdadeiras. Desse modo, nunca se deve tentar economizar omitindo informações à seguradora. É papel do corretor de seguros orientar o segurado para evitar erros no preenchimento de seus dados no momento das contratações, assim como manter a seguradora informada em caso de mudanças durante a vigência da apólice. Está procurando um seguro sob medida? Quer a segurança de uma corretora idônea que o acompanha de perto? Conte com a Epicur Seguros.

Não, a Epicur Seguros pode realizar cotações e elaborar propostas de qualquer tipo de seguro com os quais as seguradoras em atividade no Brasil trabalham. Se você procura um produto específico, entre em contato através de nossos canais de atendimento e compartilhe conosco sua necessidade para que encontremos o melhor negócio para a proteção de seus patrimônios materiais ou imateriais.

Há muitos planos de saúde diferentes no mercado e os preços variam bastante. Primeiro, tudo dependerá da qualidade e do alcance da rede credenciada que atende cada plano. É comum que segurados estejam pagando por coberturas que não utilizam, pela disponibilidade de hospitais e laboratórios renomados que nunca visitaram. A Epicur Seguros pode adequar seu plano às suas necessidades, ajudando-o a contratar exatamente o que utiliza. Além disso, é possível reduzir os gastos considerando outras seguradoras, alterando o tipo de acomodação contratada e até levando em conta os descontos imediatos dos planos com coparticipação. Entre em contato com a Epicur Seguros e descubra como encontramos um plano que cabe no seu bolso.

A coparticipação é uma modalidade de contratação oferecidas pelas operadoras de planos de saúde com a finalidade de reduzir os custos fixos cobrados dos segurados. Optando pela coparticipação, você consegue contratar os mesmos planos por preços reduzidos, todavia, você aceita pagar parcialmente os serviços médicos e/ou hospitalares que utilizar. Pode-se dizer que essa modalidade só compensa para aqueles que fazem pouco uso do plano, pois você pode, em caso de uma necessidade, ter que arcar com gastos inesperados. A coparticipação costuma ser uma opção econômica para empresas já que, nesse tipo de plano, ela exige que seus funcionários arquem com parte dos custos de seus planos, exigência que evita usos abusivos e ajuda a controlar a sinistralidade.